terça-feira, 27 de março de 2007

Briefing

Cliente: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

· Meio de Publicidade: cartazes, panfletos, um vídeo numa fábrica como câmara de segurança e um spot de rádio;

· Objectivos: combater a discriminação; quantificar; sensibilizar;
· Curto prazo: chamar à atenção
· Longo prazo: mudança de comportamento

· Background:

Em função do público-alvo que escolhemos para este trabalho, foram efectuados contactos a grandes empresas portuguesas, para apurar se já tinham sido feitas algumas campanhas contra a descrimincaçao de pessoas infectadas com HIV.
Era nosso objectivo traçar, e tentar compreender, até que ponto é que estas campanhas se realizaram, quando, e com que objectivos.
Das várias empresas que contactamos, como a Sonae, Somague, Auto-Europa, Soares da Costa, Europauto, Mota-Engil, obtivemos sempre resposta negativa, ou então diziam que não nos poderiam responder.
A única empresa que realmente efectuou uma campanha onde se pode incluir a discriminação foi a Salvador Caetano. O departamento de Marketing informou-nos que a Salvador Caetano promove várias acções dentro da empresa, e que já tinham efectuado uma alertando para os perigos do vírus da Sida. Embora não tenham abordado apenas a descriminação, falaram de técnicas de prevenção, dos perigos de transmissão e distribuíram ainda brochuras entre os trabalhadores. O responsável pelo departamento de Marketing disse-nos que embora não tenham abordado especificamente a descriminação, ela está implícita, quando se fala de perigos de transmissão. Ao saber como o vírus se propaga não deve haver receios por parte dos outros trabalhadores de cumprimentarem um colega que possa estar infectado.
Contactamos ainda a Abraço na expectativa de conseguir obter mais informações sobre campanhas que possam ter sido realizadas com o lema da discriminação. Após uma conversa telefónica, foi-me pedido para enviar um e-mail de modo a poderem responder com maior brevidade. Até agora ainda não responderam ao e-mail.

· Audiência:
Público fabril; entre os 16-65 anos de idade;
· Como se motiva? marcar pela diferença
· O que faz? Trabalho rotineiro

· Tipificar o publico: (em pesquisa)

· Objectivos:
A discriminação faz mal, não faz sentido. Através do vídeo vamos formar uma situação real. O trabalhador vê o seu comportamento no vídeo e vai pensar que pode estar a ter um comportamento errado.

· Satisfação ao comunicar:
Portugal mais Humano; promessa de reabilitação do espaço de trabalho (um grupo mais unido /coeso), solidariedade.

· Conceito de Comunicação:
A forma escolhida para comunicar a campanha foi através de um vídeo a realizar numa fábrica, um spot de rádio e também folhetos, cartazes e autocolantes.

· Tipologia das imagens a utilizar:
Algo que choque; o contraste do vermelho nas imagens a preto e branco. Fotogramas de vídeo em desfocado.

· Slogan:

- A discriminação é real, acabe com este mal;
- Não discrimine mais, somos todos iguais;
- Discriminar é errado em qualquer lugar;
- Discriminação: a ignorância da nação;
- Discriminar um parceiro, é mau no mundo inteiro;
- Pare de discriminar. Estamos aqui para trabalhar;
- Seja o primeiro a apoiar um companheiro;
- Pense bem, não discrimine ninguém;
- Não é transmissível por amizade;
- Não se contamina pela discriminação;
- A discriminação é a única doença com cura;
- A discriminação tem cura;

o Cartazes:
1. “Assim não” – imagem de dois homens a passar uma ferramenta de trabalho.
2. Uma garrafa, um cigarro – “Não bebes”, “Não fumas”?

2 comentários:

Barbara disse...

A tipologia das imagens ainda estão por decidir.Além de não sabermos se temos meios técnicos para realizar essa proposta, penso que ainda vamos debater esse assunto para tentar fazer algo mais 'diferente'...

Áreas e movimentações disse...

Finalmente o vosso blog tem conteúdo!!
Ainda estou à espera da definição do spot vídeo. Afinal, ficaram de encontrar actor...
Múltipas outras questões há que decidir. Espero que neste periodo de férias definam todas os assuntos.

Francisco Mesquita